História da poesia brasileira

10 poemas é a Revista Mínima de Poesia.
A série 'História da poesia brasileira' tem por objetivo divulgar poetas do cânone brasileiro, no período que vai do século XVII até o modernismo do século XXI.
Cada edição traz uma seleção de 10 poemas de um ou mais poetas. Acompanha uma pequena nota com informações sobre a poesia da autora ou autor contemplado, bem como breves comentários críticos para cada poema.
Para ler, compartilhar e debater.
Número 1 - Gregório de Matos

O número 1 da série '10 Poemas - História da poesia brasileira' traz o poeta Gregório de Matos. Conhecido como Boca do Inferno, ele viveu em Salvador, capital da colônia brasileira, durante o século XVII, sendo um representante do Barroco. Clique aqui para acessar a revista.
Número 2 - Alvarenga Peixoto

O número 2 da série '10 Poemas - História da poesia brasileira' traz o poeta Alvarenga Peixoto. Nascido no Rio de Janeiro, ele viveu em Vila Rica, atual Ouro Preto, Minas Gerais, onde participou da Inconfidência Mineira. Foi um dos poetas do Arcadismo. Clique aqui para acessar a revista.
Número 3 - Cláudio Manuel da Costa

O número 3 da série '10 Poemas - História da poesia brasileira' traz o poeta Cláudio Manuel da Costa. Nascido em Mariana, ele introduziu o Arcadismo no Brasil. Membro da elite colonial de Vila Rica, atual Ouro Preto, Minas Gerais, foi um dos inconfidentes mineiros. Clique aqui para acessar a revista.
Número 4 - Tomás Antônio Gonzaga

O número 4 da série '10 Poemas - História da poesia brasileira' traz o poeta Tomás Antônio Gonzaga. Nascido na cidade do Porto, em Portugal, mas criado desde a infância no Brasil, ele produziu uma das mais importantes obras do Arcadismo em português - "Marília de Dirceu". Tomou parte na Inconfidência de Vila Rica, atual Ouro Preto, Minas Gerais, sendo condenado ao degredo em Moçambique. Clique aqui para acessar a revista.
Número 5 - Silva Alvarenga

O número 5 da série '10 Poemas - História da poesia brasileira' traz o poeta Silva Alvarenga. Nascido em Mariana, Minas Gerais, e radicado no Rio de Janeiro após concluir a Universidade de Coimbra, ele foi o último dos representantes do Arcadismo no Brasil. Clique aqui para acessar a revista.
Número 6 - Adélia Fonseca

O número 5 da série '10 Poemas - História da poesia brasileira' traz a poeta Adélia Fonseca. Nascida em Salvador, na Bahia, ela ocupa lugar singular na história da literatura brasileira do século XIX. Clique aqui para acessar a revista.